Cuidado interdisciplinar a crianças com deformidades da coluna é destaque em Simpósio do Hias
16 de junho de 2025 - 12:39 #Serviço de Cirurgia da Coluna
Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e foto: Levi Aguiar
Profissionais multidisciplinares presentes na abertura do evento
“O melhor resultado para os pacientes com deformidade na coluna não depende de um agente, mas de vários. Somos diversos profissionais unidos para garantir o melhor atendimento e tratamento”, conta o ortopedista Alberto Alves, chefe do Serviço de Cirurgia da Coluna do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), durante o Simpósio Interdisciplinar sobre Deformidades da Coluna Vertebral (Sinvert), realizado na sexta-feira (13).
Voltado exclusivamente aos profissionais do hospital, o simpósio destacou a importância de uma abordagem interdisciplinar, humanizada e centrada na família, reforçando o compromisso do Hias com a formação continuada e com a atenção integral em saúde pediátrica.
A programação trouxe palestras com especialistas de diferentes áreas envolvidas no tratamento de pacientes com escoliose. O evento abordou desde aspectos clínicos até o preparo nutricional, emocional e pós-cirúrgico dos pacientes. Entre os destaques, estiveram palestras como: fisioterapia no tratamento da escoliose, atuação do pediatra no Serviço, nutrição pré e pós-cirúrgica, aspectos psicológicos no ambulatório e estomaterapia e cicatrização.
O evento reuniu profissionais do hospital e estudantes da área da saúde
Para Lisa David, residente Multiprofissional do Hias, o evento foi uma oportunidade de aprendizado profundo e sensível: “Participar do simpósio foi enriquecedor, principalmente pela chance de conhecer mais sobre as deformidades da coluna a partir de diferentes especializações. Foi possível ver o quanto o ambulatório preza pela abordagem interdisciplinar, essencial não apenas para o sucesso da cirurgia, mas também para o preparo e apoio emocional dos pacientes e suas famílias”, destacou.
O Seminário integrou a programação do Junho Verde, campanha dedicada à conscientização sobre a escoliose, e reuniu profissionais do Hospital em um dia de aprendizado, trocas e sensibilização sobre o cuidado com crianças e adolescentes com deformidades da coluna vertebral.