Evento destaca avanços como Registro e Política Estadual de Controle do Câncer Infantojuvenil no Ceará
1 de outubro de 2025 - 14:24 #câncer infantojuvenil #diagnóstico precoce #Política Estadual de Controle do Câncer #Registro Hospitalar de Câncer #Setembro Dourado #tratamento humanizado
Assessoria de Comunicação do Hias
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Levi Aguiar
Evento reuniu a equipe multiprofissional e direção do hospital, representantes da Secretaria da Saúde do Ceará e da Associação Peter Pan
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) encerrou a campanha Setembro Dourado, na última terça-feira (30), com uma cerimônia para o lançamento da primeira Nota Informativa sobre o Registro Hospitalar de Câncer (RHC), que apresenta um panorama inédito da realidade oncológica pediátrica no Estado, e a Política Estadual de Controle do Câncer na Criança e no Adolescente.
A resolução da política estadual formaliza e implementa estratégias de diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantojuvenil, garantindo que o Estado do Ceará organize, articule e fiscalize as ações voltadas às crianças e adolescentes.
A diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, destacou o simbolismo do momento: “este Setembro Dourado não foi apenas um mês de sensibilização, mas também simbolizou um tempo de conquista para as famílias cearenses”.
Diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, destaca simbolismo e conquistas do Setembro Dourado durante cerimônia de encerramento
Durante setembro, o Hias, em parceria com a Associação Peter Pan (APP), promoveu ações educativas e de conscientização em parceria com universidades, secretarias municipais de saúde, imprensa e sociedade civil. Entre as iniciativas, houve aulas sobre diagnóstico precoce, campanhas nacionais de prevenção ao retinoblastoma e encontros com gestores municipais para reforçar o fluxo de encaminhamento de pacientes.
Participantes aplaudem o lançamento da Política Estadual, celebrando avanços no cuidado infantojuvenil
Para o coordenador médico do CPC, Artur Moraes, o mês foi marcado pelo espírito de mobilização de todos os agentes que atuaram em prol dos pacientes com câncer: “Foi um período intenso de mobilização e disseminação de informações sobre a nossa causa e missão, com o intuito de reforçar aquilo que nos move: garantir às nossas crianças um diagnóstico precoce e um tratamento digno, transformando o cuidado em algo mais rápido e humano”.
Participantes acompanham a cerimônia na manhã de terça-feira (30)
Para a superintendente executiva da APP, Michele Holanda, o trabalho conjunto é essencial: “Mais uma ação conjunta de muitas coisas que fazemos juntos. A gente acredita nisso: não fazemos nada sozinhos, a prova viva é o Centro Pediátrico do Câncer”, pontua.
Diretriz Estadual
A apresentação da Política Estadual de Controle do Câncer na Criança e no Adolescente reforçou a importância de diretrizes claras para fortalecer a rede de atenção oncológica pediátrica no Ceará. A coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, ressaltou que a política é o que dá a diretriz, “o que precisa ser feito e o que pactua com os três entes federativos. Por meio dela, a gestão tem apoio para ser efetiva de forma ordenada. As políticas direcionam”, conclui.