Hias celebra marca de 100 cirurgias de coluna e destaca impacto transformador nos pacientes

11 de abril de 2025 - 12:01 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Levi Aguiar

Chefe do serviço de Cirurgião de coluna vertebral do Hias, Alberto Alves

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) celebra, nesta sexta-feira (11), a realização da centésima cirurgia de coluna vertebral — um marco em procedimentos de alta complexidade realizados na unidade. A contagem considera os anos de 2023 (32 cirurgias), 2024 (48) e 2025 (20). O evento também apresentou o serviço multidisciplinar Mãos que Sustentam, iniciativa que reúne diferentes especialidades para oferecer um cuidado integral e humanizado aos pacientes.

Ação realizada pela equipe de profissionais do Serviço de Correção de Deformidades de Coluna do Hias

Durante o encontro, foram compartilhados relatos sobre os efeitos positivos das intervenções na vida das crianças e de suas famílias. Além disso, discutiram-se os desafios enfrentados pelas equipes multiprofissionais ao longo do processo, desde o diagnóstico até o pós-operatório.

Diretora médica, Juliana Mendes e diretora-geral, Fábia Linhares, do Hias

Para a diretora-geral do Hospital, Fábia Linhares, o quantitativo marca um momento de celebração das histórias de superação dos pequenos e dos esforços dos profissionais de saúde. “Hoje, muito mais que números, nós celebramos histórias de superação. Além disso, mãos se uniram para garantir que esses adolescentes não apenas passem pela cirurgia, mas possam se reabilitar plenamente e retomar seus projetos de vida”, relata. 

“É extremamente gratificante vê-los voltando à escola, reconquistando a mobilidade e, principalmente, recuperando a autoestima e a qualidade de vida. Isso dá sentido para a nossa missão. Agradeço, de coração, a todos que tornaram esse serviço possível. Essa conquista é coletiva e emocionante”, declarou a médica.

Leia também: Cirurgia recupera qualidade de vida de crianças com escoliose grave no Hias; procedimento impacta saúde física e psicológica dos pacientes