lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Cirurgia Pediátrica
Cirurgia Pediátrica
Seg, 19 de Maio de 2014 13:09

O serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin é o principal serviço na área do estado do Ceará e um dos principais do país. Os profissionais deste serviço realizam intervenções cirúrgicas eletivas e de urgência/emergência (atendimento 24h/dia), principalmente de média e alta complexidades. São atendidas crianças com doenças benignas até tumores malignos complexos, de diversas faixas etárias incluindo recém-nascidos.

São tratadas crianças com afecções cirúrgicas do trato digestório (Gastrocirurgia), trato urinário (Urologia), trato respiratório (Torácica) e região de cabeça e pescoço, entre outros.

Em 2013, foram realizadas 1429 operações eletivas pela equipe de Cirurgia Pediátrica, além das cirurgias de urgência.

 

Ensino:

O HIAS possui programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica, com duração de 3 anos, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). São ofertadas 2 vagas anuais, com admissão através de Seleção Unificada do Estado (SURCE). A coordenação do programa é realizada pelo Dr. Augusto César Gadelha de Abreu Filho.

O serviço colabora ainda na formação de residentes de Cirurgia Geral de programas conveniados e alunos de graduação em Medicina de diversas instituições de ensino do estado do Ceará.

 

Telemedicina:

O serviço de Cirurgia Pediátrica participa de reunião mensal para discussão de casos clínicos junto com os principais serviços do país, através da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

 

Núcleo Especializado em Tratamento Infantil de Incontinência Fecal (NETIF)

Serviço que realiza tratamento multiprofissional de crianças com incontinência fecal, coordenado pelo Dr. João Henrique Freitas Colares.

 

 

Equipe Médica

Dr. Antônio Aldo Melo Filho
Chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica

Dr. Augusto César Gadelha de Abreu Filho

Dr. Clóvis Ney Pinheiro Macedo

Dr. Francisco das Chagas Barros Brilhante

Dr. George Rafael Martins de Lima

Dr. João Henrique Freitas Colares

Dr. João José Vasconcelos

Dr. José Ricardo Barbosa de Azevedo

Dr. Jussier de Figueiredo Filho

Dr. Lázaro Antônio Jalles

Dr. Luís Alberto Albano Ferreira

Dra. Márcia Maria de Holanda Góes Bezerra

Dra. Maria do Socorro Almeida Aguiar

Dr. Mário Sérgio Macedo

Dr. Porfírio César Passos Aciolly

Dr. Ricardo César Vieira Madeiro

Dr. Sérgio Oceliano da Silveira Moreira

 

- 2012: Jornal da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica Ano XI, no. 41/43,2012: Serviço de Cirurgia Pediátrica do HIAS é referência no Nordeste e Dr. César Abreu é homenageado. (Arquivo 2012.pdf)

- 2009: Serviço de Cirurgia Pediátrica do HIAS participa ativamente da VIII Jornada Nordestina de Cirurgia Pediátrica e homenageia Dr. Luiz Carvalho – idealizador do serviço. (Arquivo 2009.pdf)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4