Página Inicial PAD / PAVD
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
PAD / PAVD
Qua, 29 de Outubro de 2008 03:00

Uma das principais características do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) é a humanização do atendimento ao paciente. Ao longo desses 62 anos de história, vários projetos, programas e associações nasceram com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças e seus acompanhantes.

A sensibilidade e a dedicação dos profissionais têm sido o diferencial na luta contra patologias que interferem no convívio social e familiar da criança.  Apesar da diferença dos sintomas e da gravidade das doenças, a dor, a ida frequente ao médico, a falta de oportunidade para desenvolver novos relacionamentos e ir à escola podem resultar em stress, depressão e ansiedade tanto no paciente quanto no cuidador, o que acaba retardando a eficiência do tratamento.

Para mudar essa realidade, em julho de 2000, o Programa de Assistência Domiciliar(PAD) foi implantado no hospital.  A partir daí, após a estabilidade do quadro clínico, crianças com problemas crônicos puderam dar continuidade ao processo de recuperação em suas residências, recebendo todo suporte médico-hospitalar necessário, desde que elas estivessem dentro dos critérios de inclusão do programa. Entre os requisitos estabelecidos estão: residir em Fortaleza, ter registro de nascimento, possuir baixa renda familiar, ter aceitação do Programa da Família e necessitar de, no mínimo, dois dias de visitas semanais.

As principais doenças tratadas pela equipe multiprofissional do PAD são as pneumopatias, as cardiopatias, as neuropatias crônicas, entre outras. São pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas que se revezam para proporcionar a saúde física e até mental dos pacientes.

Somado a este serviço, o Hias conta ainda com o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD) que assiste crianças com amiotrofia espinhal progressiva, miopatias e distrofia muscular. Inaugurado em março de 2005, a iniciativa tem proporcionado a otimização de leitos da UTI pediátrica, a redução de custos do Sistema Único de Saúde e o retorno de crianças aos lares.

O trabalho desenvolvido pelo PAVD, em parceria com a Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal (Abrame), atende as crianças em casa com o conforto do lar sem maiores riscos de infecção hospitalar. Como elas necessitam do respirador para viver, o Hias disponibiliza além da equipe profissional, incluindo cirurgião pediátrico, equipamentos a exemplo de oxímetro e aspirador. Paralelamente, a Abrame oferece a estrutura física dos quartos, doação de fraldas e leite, além do apoio emocional as famílias.

A secretaria do PAD e PAVD funciona de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h, pelo fone: 3101.4203

 

 

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6