lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Ensino e Pesquisa Centro de Estudos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Centro de Estudos
Qua, 02 de Junho de 2010 03:00

O Centro de Estudos do Hias foi fundado, no dia 12 de Janeiro de 1979, com o objetivo de consolidar e organizar a área de ensino do curso de pós-graduação em medicina, ou seja, a Residência Médica em Pediatria, e aprofundar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Recebeu o nome de Centro de Estudos Dr. Lúcio de Alcântara.

A responsável pela criação foi a pediatra Altani Santos Paiva, que dois anos antes entrara para a história da instituição como a primeira preceptora da Residência Médica em Pediatria. A inauguração deu-se por ocasião do término da primeira turma de residentes, então com dois médicos: Dr. Timóteo e Dra. Diva de Lourdes.

Desde então, o Hospital passou a desenvolver-se no ensino da pediatria, administrando cursos na área com renomados convidados locais e de fora do Estado.

Novos credenciamentos de vagas e cursos foram surgindo a fim de atender a demanda: Cirurgia Pediátrica, Nefrologia, Gastroenterologia, Cancerologia, Neonatologia, Medicina Intensiva, Pediatria Geral, Pneumologia, Cardiologia, Hematologia e Hemoterapia e Ortopedia.

Nessas três décadas, o Albert Sabin já formou 443 residentes, dos quais, 323 pediatras, 17 cirurgiões pediátricos, 14 traumato-ortopedistas pediátricos, bem como 89 pediatras com área de atuação em diversas especialidades.

Em 2000, em parceria com a Uece, foi criado o primeiro mestrado de saúde da criança e do adolescente, fortalecendo a área de ensino do Hias.

Desde a fundação, já foram realizados cerca de 300 cursos, palestras e conferências, 50 projetos de humanização e 35 edições do Projeto Professor Visitante. Em 2006, o Hias foi certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa pelo Ministério da Educação e Saúde.

O Centro de Estudos dispõe de uma biblioteca, que disponibiliza revistas médicas especializadas e acesso à internet e ao Portal Capes. Além disso, conta com dois auditórios e salas de reunião.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se os cursos nas áreas de ensino e pesquisa, o Congresso de Pediatria do Hospital, o Programa de Educação Permanente, os projetos de extensão e de pesquisa e a produção de uma revista científica. Recentemente, passou a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), através do seu Núcleo de Telemedicina e Telessaúde (Nutel-Hias), agregando recursos na área de Tecnologia da Informação (TI) aos processos de ensino e de pesquisa.

Ex-coordenadores do Centro de Estudos:

Altanir Santos Paiva

Sílvia Maria Lima Lemos

Anamaria Cavalcante e Silva

Maria Ceci do Vale

Gilma Montenegro Padilha Holanda

Maria das Graças Nascimento Silva

Joana Angélica Paiva Maciel

Regina Lúcia Porela Diniz

João Cândido Borges

Francisca Lúcia Medeiros do Carmo

 

Organização atual do Centro de Estudos:

Diretora: Francisca Lúcia M. do Carmo

Coordenador de Pesquisa: Ronaldo Pinheiro Gonçalves

Coordenadora de Extensão: Klivia Regina de Oliveira saraiva

Coordenador de Ensino: Francisco Rogério Rodrigues de Menezes

Coordenadora do Programa da Residência Médica: Tânia Maria Sousa A Santos

Coordenadora do Internato: Helena Maria Lopes Cavalcante

 

Funcionamento:

Horário: De 2ª a 6ª feira, das 7:30 às 17:00 hora

Secretárias: Maria das Graças Viana e  Tatiana Gurgel Monte da Silva

Fone(FAX): 3101-4212

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6