lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Institucional Hospital
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Institucional
Ter, 06 de Janeiro de 2015 15:43

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) é um órgão da administração pública estadual, subordinado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que tem como missão: “prestar assistência terciária à criança e ao adolescente, de forma segura e humanizada, sendo instituição de ensino e pesquisa.” Regido por valores como ética, humanização, compromisso, participação, valorização profissional, eficiência e credibilidade, o Hospital tem como visão de futuro “ser excelência internacional pediátrica em assistência quaternária, ensino e pesquisa, com responsabilidade sócio-ambiental”.

Foi inaugurado em 26 de dezembro de 1952 como Hospital Infantil de Fortaleza (HIF) com o objetivo de abrigar, em três enfermarias, crianças doentes provenientes principalmente do interior do Estado. Sua iniciativa foi considerada pioneira, pois, até então, não existia no Ceará nenhuma instituição voltada exclusivamente para o atendimento à criança. Em 1976, foi inaugurada sua nova sede, onde se encontra até hoje e em 17 de julho de 1977, por ocasião da visita do Dr. Sabin ao hospital, o Governo Estadual decretou a mudança de sua denominação para Hospital Infantil Albert Sabin.

No início de suas atividades, o Hospital oferecia apenas serviços de pediatria geral, assistência materno-infantil e neurologia. Atualmente, o Albert Sabin é o único hospital infantil terciário do Estado que é referência no atendimento a crianças e adolescentes com doenças graves e de alta complexidade e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa. Conta com emergência clínica, ambulatório com 28 especialidades médicas, unidades de terapia intensiva e neonatais de médio e alto risco, centro cirúrgico (cabeça e pescoço, pediatria geral, plástica, torácica, urológica, gastroenterologia, oncologia e neurocirurgia), laboratórios clínico e de imagem, além de um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico do câncer. O Hospital dispõe de 310 leitos, sendo 306 de internação, 4 do Hospital Dia e 41 de UTIs, 14 serviços técnicos de diagnóstico e terapia. Por mês, em média, são realizados 830 internações, 17 mil consultas ambulatoriais e 4,5 mil na Emergência, 86,3 mil exames laboratoriais clínicos e de imagem (internos e externos) e 730 procedimentos em sala cirúrgica.

Referência Norte/ Nordeste
O Hospital Infantil Albert Sabin foi a primeira unidade de saúde pública, nas regiões Norte e Nordeste, a realizar cirurgia inédita com a BMP2 (Proteína Morfogenética com Recombinante Humano Tipo 2), que dispensa totalmente o uso de osso autógeno em pacientes portadores de fissura lábio-palatal. Outro marco, foi se tornar pioneiro no Brasil em licitação 100% digital. Esses avanços se somam a outros como a renovação do parque tecnológico com a aquisição de tomógrafo com reconstrução de imagem em 3D, o mais moderno das unidades de pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste; gastroendoscópio; equipamento e instrumental de vídeo cirurgia; arco cirúrgico; monitores multiparamétricos; aparelhos de raio-x fixo e portátil; aparelho de ultrassom; lavadora ultrassônica; marcapasso externo; ambulâncias; motocicletas; ventiladores pulmonares; equipamento à laser para o serviço de odontologia; aparelhos de nasofibroscopia e oftalmológicos; microscópios biológicos binoculares; incubadoras com sistema digital automático, dentre outros.

Como instituição de ensino e pesquisa, o Albert Sabin já publicou 14 livros de diferentes especialidades médicas e formou 523 médicos residentes. Segundo a diretora geral Marfisa Portela, a inserção desse profissionais no mercado de trabalho impacta positivamente na assistência à saúde da criança cearense. “Somos referência em todo Estado do Ceará na área de Pediatria, o que nos obriga a estarmos sempre atualizados, com equipamentos de ponta e profissionais tecnicamente competentes”, declara.

Premiações, homenagens e outras conquistas
- Cadastramento do Hospital no Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq (2007);
- Credenciamento do Hias em serviço de alta complexidade em deformidades de lábio leporino e fissura palatal (2009);
- Prêmio Inovação Medical Service (2009 e 2011);
- Faixa ouro no Prêmio Ceará Gestão Pública (2009, 2010 e 2011);
- Faixa ouro Prêmio Melhores Práticas Relacionadas à Tricotomia (2010);
- Pioneirismo no Brasil na licitação 100% digital (2010);
- Criação do Núcleo Interno de Regulação – NIR (2010);
- Prêmio 3M Prevenção de Lesões de Pele (2011);
- Certificação do Banco de Leite Humano, na categoria Ouro, pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite com patrocínio do Ministério de Saúde e Fundação Osvaldo Cruz (2013 e 2014);
-  Apresentação do Banco de Leite Humano do Hias em documentário internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (2013);
- Medalha Dower Cavalcante, entregue pelo Conselho das Secretarias Municipais do Ceará (2013);
- Inauguração do Centro Pediátrico do Câncer (2010);
- Inauguração da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta e do Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (2013);
- Núcleo de Avaliação de Tecnologia do Hias é reconhecido pela Rede Brasileira de Centro de Estudos em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde (2013);
- Lançamento da pedra fundamental da 2ª etapa para ampliação e reforma do CPC (2014);
- Implantação da Fase III e IV do Teste do Pezinho (2014);
- Operação Sorriso com maior público formado por bebês, resultado do trabalho de diagnóstico precoce e tratamento qualificado do Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado do Hias (2014).

 

Calendário

Agosto 2015
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5