lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Albert Sabin realiza Semana de Integração em Ensino e Pesquisa
Sex, 29 de Novembro de 2019 11:16

banner site hias semana ensino pesquisa2

 

A primeira “Semana de Integração em Ensino e Pesquisa” promovida pelo Centro de Estudos do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Estado do Ceará chegou ao fim hoje, 28 de novembro. “Esse projeto foi algo inovador, queríamos reunir profissionais de todas as áreas da saúde e também os estudantes. O objetivo é incentivar pesquisas e novos projetos, acredito que foi um sucesso”, destacou a pediatra Liah Cavalcante, coordenadora do centro de Estudos do Hias.

A programação da Semana Científica começou na segunda-feira, 25. Ao todo, foram realizadas oito palestras sobre temas diversos, como “Doenças Raras”, “Integração Ensino, Pesquisas e Serviços em Saúde”, “Banco de Dados para Pesquisa Clínica” e até sobre metodologia de científica para elaboração de artigos e pesquisas. O evento também promoveu rodas de conversas com universidades e competição de trabalhos de pesquisa.

Sessenta e quatro projetos foram inscritos e apresentados. Segundo a coordenadora de pesquisas do Centro de Estudos do Albert Sabin, a gastropediatra Ildênia Baltazar, os inscritos foram, em sua maioria, estudantes de diversas áreas da saúde, mas também houve a participação de funcionários da unidade hospitalar. “Este era um dos nossos objetivos com este evento, incentivar o ensino e pesquisa no Albert Sabin, e incentivar a integração de ensino e pesquisa como um todo”, disse.

“Nesse momento, nós abrimos as portas para aumentar e incentivar as pesquisas do Hias, em todas as classes. Temos a apresentação de 64 trabalhos submetidos para avaliação de profissionais do hospital envolvidos com preceptoria. Além de trabalhos científicos, relatos de casos, pela primeira vez, nós temos também projetos de iniciação científica. Ideia com as quais podemos abrir discussões e fazer sugestões”, explicou Ildênia.

 

banner site hias semana ensino pesquisa3

 

Um desses novos projetos é o da estudante do terceiro ano de medicina, Beatriz Rocha Braga. Cujo trabalho de pesquisa visa melhorar e dar mais rapidez ao diagnostico de constipação intestinal em crianças, para, assim, acelerar o início do tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Há ainda a proposta do bolsista do ProEnsino, José Davi Nunes Martins, que estuda fisioterapia e tentou comprovar em seu trabalho que, aceitar e manter bolsistas no Hias pode ser mais benéfico do que se imaginava.

“Eu achei muito bacana, é uma oportunidade, porque nos convida para iniciação científica, para escrever e apresentar nossas ideias. É uma troca de experiência, quem assiste as apresentações não necessariamente são da nossa área”, disse o estudante de fisioterapia sobre a promoção da Semana Científica.

 

banner site hias semana ensino pesquisa4

 

O trabalho vencedor foi o apresentado pela funcionária Maira Eliane Alves de Sousa, técnica em segurança do trabalho que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), do Albert Sabin. O projeto traça o que ela chamou de “Promoção da Saúde da Qualidade de Vida dos Servidores de um Hospital Pediátrico”, que acompanha o bem estar físico e psicológico de servidores e trabalhadores da saúde.

 

banner site hias semana ensino pesquisa1

 

Além disso, a técnica conquistou a menção honrosa pelo “Projeto Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador”. Os dois trabalhos apresentados, segundo Eliane, já funcionam no Hias e já auxiliaram 40 funcionários. “Atualmente acompanhamos mais 38”, disse. Devido ao sucesso, o Centro de Estudos do Albert Sabin, em 2020, pretende replicar a Semana Científica e ampliar a programação.

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Diana Vasconcelos
Fotos: Arthur Sousa

 

Pacientes com doenças raras recebem cuidados especiais

Durante a pandemia de coronavírus, uma das alternativas tem sido o atendimento residencial, que oferece equipamentos e medicamentos necessários para preservar vidas.

#FFFFFF

Descarte correto de máscara ajuda a preservar meio ambiente

A população precisa fazer o descarte correto de máscaras que não são reutilizáveis, uma atitude importante para a saúde de todos e que ajuda a preservar o planeta.

#FFFFFF

Funcionamento do Hias

O Hospital Infantil Albert Sabin informa mudanças na realização de seus serviços.

#FFFFFF

Problemas no sono podem prejudicar desenvolvimento de crianças

O alto índice de problemas do sono reforça a importância de identificá-los

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/903909Ana_Lara_Vila_Real.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/331772descarte_mascara2.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/397056Banner_DESTAQUE_SITE_comunicado.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/607166banner_intranet_saude_sono_hias.png

Calendário

Junho 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4