lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Albert Sabin implanta cateter em prematuro com auxilio de ultrassom
Sex, 25 de Outubro de 2019 08:00

banner-materia-PICC

 

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, realizou a primeira implantação de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) por meio da técnica de Seldinger Modificada (TSM) guiada por ultrassom.

“O paciente é um bebê prematuro com apenas 795g. A técnica torna o procedimento mais assertivo, reduz risco de infecção e dor”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN) do Hias, Rejane Brasil Sá.

O PICC é um dispositivo vascular permanente que permite o fim das “agulhadas” em pacientes em tratamento. O dispositivo foi implantado em março de 2016 no Albert Sabin, pela equipe do Time de Acesso Vascular (TAV) do hospital. Ao somar o uso do ultrassom com a técnica de Seldinger, o Hias possibilitou ao paciente a implementação do PICC de forma segura e rápida.

“A punção do PICC através da TSM guiada por ultrassom permite a inserção do cateter mais calibroso na veia com visualização do vaso em tempo real, possibilitando sucesso já na primeira tentativa, além de estar associado com menor incidência de trombose, infecções e sangramentos”, afirma Ana Valeska Siebra, coordenadora do TAV. Ana Valeska foi responsável pelo procedimento no paciente com auxilio da enfermeira Maria Cleonilce de Freitas.

“É a primeira vez usamos o ultrassom em um recém-nascido prematuro no Ceará e fizemos com todo o cuidado, deu tudo certo”, destaca Ana Veleska.

O Time de Acesso Vascular (TAV) do Albert Sabin é especializado na realização de acesso venoso. A criança segue internada na CTIN utilizando o cateter.

 

Assessoria de Comunicação do Hias 
Repórter/Foto: Diana Vasconcelos

 

Funcionamento do Hias

O Hospital Infantil Albert Sabin informa mudanças na realização de seus serviços.

#FFFFFF

Problemas no sono podem prejudicar desenvolvimento de crianças

O alto índice de problemas do sono reforça a importância de identificá-los

#FFFFFF

Tratamento de doenças raras é realizado no Hias

Para ter acesso ao ambulatório, o paciente deve comparecer ao hospital após ter sido encaminhado por algum outro médico.

#FFFFFF

Hospital de Messejana e Albert Sabin integram projeto Lean nas Emergências

Durante quatro dias, consultores do projeto se reuniram com as equipes das duas unidades para discutir o programa.

#FFFFFF

Sesa orienta profissionais sobre o novo coronavírus

A nota técnica orienta os profissionais sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/397056Banner_DESTAQUE_SITE_comunicado.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/607166banner_intranet_saude_sono_hias.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/932619banner_doenca_rara_HIAS_fev2020_004__1__DESTAQUE_site.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/231351banner_intranet_materia_lean.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/289908banner_novo_coronavirus_cb_destaque_site.jpg

Calendário

Abril 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2