lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospitais do Ceará apresentam resultados de projeto de qualificação em Brasília
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospitais do Ceará apresentam resultados de projeto de qualificação em Brasília
Sex, 08 de Dezembro de 2017 11:32

alt

Três hospitais da rede pública do Governo do Ceará concluem neste mês de dezembro a participação no projeto Qualiti/Hospitalar – Qualificação da atenção e gestão hospitalar, como foco nas ferramentas de segurança do paciente/gestão da clínica, iniciado em 2015. Representantes das direções do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) participaram na segunda-feira, 4 de dezembro, em Brasília, do encontro de diretores de hospitais públicos para apresentação dos resultados finais do projeto.

Implementada pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), a iniciativa é financiada pelo Ministério da Saúde e apoia a adoção de boas práticas assistenciais, através da criação de planos de melhorias contínuas com foco no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). O projeto dá apoio aos gestores hospitalares para a promoção de mudanças nos serviços por meio da organização dos seus processos assistenciais e administrativos.

alt

Com foco no desenvolvimento integral dos serviços hospitalares e ênfase na segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados, através de ferramentas de gestão e organização assistencial adequada para cada tipo de hospital, foram desenvolvidas ações, com consultoria do HCor, para a adoção de boas práticas assistenciais a partir da implementação de planos de melhorias contínuas em cada uma das unidades.

alt

“Acreditamos no grande potencial dos projetos com a participação das equipes assistenciais, tendo como grande aprendizado a potencialidade do trabalho multiprofissional para o alcance dos resultados esperados”, declara a diretora técnica do HM, Ana Lúcia Nocrato. O hospital desenvolveu como projetos de melhoria o Protocolo de Higienização das Mãos, com uma boa taxa de adesão; Protocolo de Identificação, implantado na Unidade de Pediatria como unidade piloto; Protocolo de Cirurgia Segura, em fase de implantação e reestruturação do processo; e Protocolo de Medicação Segura, com ações inicialmente voltadas para o uso seguro dos Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPPs) dentro da unidade piloto, UTI Coronariana (CECOR), obtendo-se resultado significativo na redução dos indicadores definidos neste protocolo.

alt

No Hospital São José, a diretora geral Tânia Mara Coelho avalia que com a consultoria do Projeto Qualiti do Hcor e o envolvimento de vários setores da assistência da unidade, foram melhorados vários processos, entre eles, o fluxo de atendimento na emergência, os processos de segurança com a implantação dos Protocolos de Segurança, seguindo preconização do Ministério da Saúde, e a educação permanente garantindo capacitação de profissionais para melhor atendimento ao usuário. Em março deste ano, o HSJ, com apoio do Hcor, começou o Projeto de Melhoria na Prática. Nesse projeto foi implantado o Protocolo de Segurança do Paciente na Medicação Correta, voltado para garantir a dispensação e administração segura de Medicamentos Potencialmente Perigosos.

A diretora geral do Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela, considera como “extremamente positivos” os resultados alcançados e reconhece o Hospital Infantil Albert Sabin como “agraciado” por ter participado do Qualiti/ Hospitalar. O Hias desenvolveu projetos para o ambulatório do Centro Pediátrico do Câncer, UTI pós-operatória e Medicamentos Potencialmente Perigosos. Mesmo com o encerramento da consultoria, Marfisa Portela acredita que o projeto criou condições para a replicação das experiências em outros serviços do hospital.

alt

Participaram do Projeto Qualiti/ Hospitalar no triênio 2015-2017, além dos hospitais da rede estadual, o Gonzaguinha de Messejana, da Prefeitura de Fortaleza, e mais oito hospitais dos estados de Alagoas e Bahia.

alt


Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara



 

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3