lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Operação Sorriso se encerra com 58 operados
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Operação Sorriso se encerra com 58 operados
Seg, 06 de Novembro de 2017 08:12

alt
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, encerra mais uma Operação Sorriso. Desta vez, com 58 crianças e adolescentes operados. Deste total, 18 receberam enxerto ósseo e 40 realizaram correção da fissura de lábio e palato. “Nós estamos em festa. Receber o mutirão esse ano foi duplamente especial, primeiro pela proposta dos enxertos, segundo pelos 20 anos de parceria. Mas, se pensarmos bem, a comemoração maior é por algo bem mais simples, o sorriso, sorriso que esses pacientes ganharam aqui, com a nossa ajuda. É um orgulho.”, disse a diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.

“Quando conversamos com elas [pacientes], é tudo o que elas dizem, 'quero ter um sorriso com dentes aparecendo'. Para nós algo tão comum, mas elas descobriram que é algo essencial para viver”, completou a diretora. “O sorriso não é só deles, acho até que é mais nosso”, disse Vanessa Costa, mãe da paciente Evelym Amira, de 8 anos anos, e que além da fissura do lábio e palato, tem Síndrome de Down. “Isso aqui é uma benção de Deus, ela precisava muito dessa cirurgia. Ela corrigiu o lábio e pra ela sei que foi fundamental”, conta.

Ana Stabel, coordenadora da Operação Sorriso no Brasil, explica que o Albert Sabin foi o primeiro a realizar a parceria e o mutirão no país. Ao longo dos anos, também alcançou resultados que permitiram a missão evoluir e praticar também os enxertos. “Esta missão de 2017 foi muito bem, pois os pacientes de enxerto foram preparados ortodonticamente com antecedência para que as cirurgias pudessem ocorrer. Os enxertos foram realizados com sucesso, sem nenhuma intercorrência. Para a Operação Sorriso é o fechamento do tratamento dos pacientes e a certeza de que Fortaleza já tem como cuidar dos novos casos na cidade. É muita coisa para se orgulhar e comemorar”, ressaltou.

O Hospital Infantil Albert Sabin, no mês de abril de 2017, zerou a fila de espera para cirurgias de correção de fissuras no lábio e palato, mais conhecida como lábio leporino. Segundo o Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado (Naif) do Hias, a demanda atualmente é de recém-nascidos. Crianças que precisam atingir a idade mínima necessária para realizar os procedimentos. De acordo com nosso novo protocolo, a criança tem de ter, pelo menos, oito meses de vida para fazer a correção labial. E para a correção do palato, pelo menos um ano e meio. “Esta é nossa demanda hoje”, explicou a assistente social do Naif, Regina Celli Lima Barreto.

alt

Além dos marcos para a saúde, o Hias comemora também o lançamento da cartilha do Naif. O exemplar denominado “Guia de Orientação – Fissura do Lábio e do Palato” traz orientações de fonoaudiólogos, serviço social, dentistas, ortodontistas, cirurgiões e outros especialistas para que a família sabe como dar prosseguimento ao tratamento. Trabalho, aliás, já desenvolvido pelo Naif no Albert Sabin com sua equipe multidisciplinar.

“Essa cartilha é um sonho antigo e foi preparada pela equipe como um todo. Então, com certeza será de grande ajuda na hora de orientar paciente, pai e mãe, para que elas entendam melhor o tratamento de reabilitação”, afirmou Regina Celi.

Referência estadual
O Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará, é referência no atendimento a crianças e adolescentes com lábio leporino e fenda palatina. O serviço é realizado pelo Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado. Os pacientes são acolhidos e acompanhados por uma equipe multiprofissional, que inclui fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dentistas e geneticista. O Hospital Albert Sabin garante exames e consultas com especialistas para os bebês. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

 

Diana Vasconcelos
Assessora de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
t: albertsabince
f: albertsabince

 

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5