lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital Albert Sabin seleciona pacientes para Operação Sorriso
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital Albert Sabin seleciona pacientes para Operação Sorriso
Sáb, 28 de Outubro de 2017 16:16

 alt

 

A triagem da Operação Sorriso (OS) no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da rede pública do Governo do Ceará, realizada neste sábado, 28, começou às 8 horas e atendeu 151 pacientes. Entre eles, a filha da dona de casa Ivonélia Silvestre, a pequena Francisca Samille, de quatro anos. “No ano passado ela operou o lábio, esse ano a gente retornou para tentar operar o palato e, se Deus quiser, depois minha filha vai apenas concluir o tratamento no Albert Sabin”, afirma a mãe esperançosa.
Ivonélia e a filha vieram de Canindé, a 115 km de Fortaleza, apenas para participar do mutirão. “Chegamos às 6h30. Como ela foi paciente ano passado, viemos fazer o retorno. Tenho esperança de que dê tudo certo e ela seja selecionada”, diz a mãe preocupada, pois a filha, apesar de se alimentar bem, tem dificuldades para conseguir ganhar peso.

Outra mãe que veio em busca de tratamento para o filho, José Milton, foi Maria Tatiane Alves Saboia, cujo bebê tem apenas seis meses de idade. “Meu filho tem só seis meses, mas já sofre preconceito. Vim com a esperança de que ele consiga corrigir o lábio, minha busca é pela a saúde dele. Já para as pessoas que têm preconceito, quero dizer que se eduquem mais, esse é um problema que pode acontecer com qualquer um”, ressalta a mãe que veio sozinha com o filho da cidade de Independência, município localizado a 110 km da capital cearense.

Apesar de ainda haver busca pela correção da fissura labial e de palato, o foco desta nova missão no Hospital Albert Sabin tem sido a realização de enxertos ósseo. “Estamos aqui, depois de 20 anos da Operação Sorriso em Fortaleza, trazendo agora uma complementação do tratamento do fissurado, que é o enxerto, que coloca o ossinho ali no dente para propiciar a este paciente uma ortodontia e um sorriso perfeito. A ideia da Operação Sorriso é, em parceria com o Albert Sabin, propiciar esse tratamento multidisciplinar”, explica o cirurgião plástico e diretor clínico da OS, Marco Aurélio Gamborjia.

A adolescente Amanda Vitória Bernardes dos Santos, de 12 anos, veio acompanhada da mãe Maria Cleide em busca do enxerto ósseo. “Ela fez as duas correções no Albert Sabin entre um e dois anos. Mas ainda falta, quero que melhore mais a vida dela, ela tem vergonha até de falar. Então viemos”, fala a mãe. O objetivo de Amanda, no entanto, é bem mais específico, ela deseja poder sorrir como as outras pessoas. “Eu estou muito feliz, quero poder abrir um sorriso, como minha mãe”, declara.

A expectativa é que se realize 30 enxertos ósseos e até 30 correções de fenda de lábio e palato. O tratamento do bebê com fissura é longo e envolve vários profissionais especialistas.

29 de outubro

Em 20 anos de parceria, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, e a organização médica voluntária Operação Sorriso (OS) conquistaram um feito histórico: fila zero de espera para cirurgias de correção de lábio leporino. Para celebrar esse marco, o Governo do Ceará e o Gabinete da Primeira-Dama do Estado realizam solenidade na manhã deste domingo (29), às 8 horas, no Parque Estadual do Cocó.

A cerimônia vai contar com a participação do Governador Camilo Santana, da primeira-dama Onélia Leite de Santana e do secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, além da presença de gestores, profissionais da saúde e voluntários que, ao longo dessas duas décadas, tiveram o compromisso e a dedicação em devolver o sorriso e a alegria dos pequenos pacientes atendidos no Hospital Albert Sabin. Na programação, brincadeiras, contação de história, pinturas de rosto, apresentação de palhaços com perna de pau, entre outras atividades recreativas. Haverá também apresentação do Coral dos Fissurados, da Associação Beija Flor, e homenagens aos profissionais, gestores e instituições que fizeram parte da história dos 20 anos da missão no Ceará, com entrega de comendas realizada pelas próprias crianças e adolescentes que foram ou ainda são pacientes do Albert Sabin.

Referência estadual

O Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará, é referência no atendimento a crianças e adolescentes com lábio leporino e fenda palatina. O serviço é realizado pelo Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado. Os pacientes são acolhidos e acompanhados por uma equipe multiprofissional, que inclui fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dentistas e geneticista. O Hospital Albert Sabin garante exames e consultas com especialistas para os bebês. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Serviço:
Ceará zera fila de espera para cirurgias de lábio leporino

Dia: 29 de outubro de 2017
Hora: 8 horas
Local: Parque Estadual do Cocó – Av. Padre Antônio Tomás

Operação Sorriso

Datas das cirurgias: 30 de outubro a 2 de novembro de 2017
Informações: (85) 3101-4214

 

Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
t: albertsabince
f: albertsabince

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5