HIAS recebe homenagem em Congresso
Qui, 29 de Novembro de 2018 09:00

aaaaaaaaaaaaaaaaO Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, foi homenageado na noite desta quarta-feira, 27, no 15º Congresso Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização pelos trabalhos desenvolvidos na unidade de saúde. “Sempre é muito gratificante ter o trabalho reconhecido e esta equipe, em especial, vem aperfeiçoando processos para garantir a segurança do paciente há muito tempo. Essa homenagem de Honra ao Mérito é muito bem vinda”, destacou a diretora geral do Hias, a pediatra Patrícia Jereissati.

Na cerimônia de entrega da placa de homenagem, estiveram presentes o coordenador do Centro Cirúrgico do Hias, o médico cirurgião Augusto César; a coordenadora da equipe de enfermagem, Zélia Mota; e as responsáveis pelo Programa Cirurgia Segura no Hias, as enfermeiras Moema Diogo e Daura Porto, além de membros da equipe.

“A Moema fundou o programa Cirurgia Sem Medo há 25 anos, hoje denominado Cirurgia Segura. E a Daura, atenta à questão de suspensões de cirurgias, desenvolveu um processo com a equipe para acompanhar os pacientes e reduzir essas suspensões. Elas e a equipe merecem a homenagem”, destacou Zélia.

Durante a solenidade, destacou-se o “exercício de boas práticas da instituição pela integralidade da segurança do paciente cirúrgico”. Atualmente, o Hias realiza uma média de 1.096 procedimentos cirúrgicos por mês em pacientes crianças e adolescentes com problema de saúde de alta complexidade. A instituição atende, no ambulatório, 30 especialidades distintas, com uma média de 350 consultas por dia.

Cirurgia Segura

Criado desde 1995, o programa de humanização “Cirurgia sem Medo”, um projeto de trabalho integrado entre terapeutas ocupacionais e enfermeiros, teve como objetivo geral desmitificar o medo da cirurgia pelo conhecimento e oportunidade de familiarização com materiais e ambientes próprios do Centro Cirúrgico, atendendo uma clientela de crianças e adolescentes entre três e 17 anos que iriam se submeter a cirurgia. Este foi então o marco da humanização e segurança em cirurgia em nossa instituição.

No ano de 1997, foi criado o Ambulatório de Enfermagem para realizar orientações à família e a criança, de forma lúdica, sobre rotinas hospitalar, cuidados pré-operatório enfatizando a obrigatoriedade do jejum e da higiene corporal, checagem de exames, com o objetivo de reduzir o número de cirurgias suspensas. Após 22 anos, todo o projeto inicial ressurge enquanto Cirurgia Segura com o compromisso de proporcionar assistência humanizada e qualificada, minimizando os estressores da cirurgia.

A adesão do programa foi verificada de forma diferenciada no Centro Cirúrgico Geral e Centro Pediátrico do Câncer (CPC) e transcorreu em estratégias diferenciadas. Atualmente a aplicação é feita por enfermeiros, e o relatório de Auto-avaliação do Programa de Cirurgia Segura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de 2017, apresentou 100% de adesão quando foram auditados 17 prontuários das cirurgias de janeiro a junho de 2017 cujos pacientes teriam dois dias de internação, excluindo-se as urgências.

bbbbbbbbb

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574 /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
f: albertsabince

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2