Hospital Albert Sabin é referência em atendimento especializado para crianças
Ter, 23 de Outubro de 2018 13:30

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, realiza mensalmente mais de 10 mil consultas ambulatoriais. “Ao todo, atendemos 30 especialidades e ainda psicologia, nutrição, psicopedagogia e odontologia. Não à toa, somos referência na assistência pediátrica especializada no Ceará e no Nordeste”, ressalta a coordenadora do Ambulatório do Hias, a pediatra Sônia Guerreiro. Atualmente, há 118 médicos especialistas que atendem no Ambulatório do Hias.

A dona de casa Antônia Rebeca e o filho Miquéias Emanuel saíram de madrugada da cidade de Uruburetama, a 110 km de Fortaleza, para o atendimento no Albert Sabin. Miquéias tem fissura labial (lábio leporino). “Chegamos tão cedo, mas nem precisava. Fomos atendidos logo”, fala Antônia, que providenciará os exames pré-operatórios do filho para correção da fissura labial.

aaa

“Ele já vai fazer 10 meses. Era para estar sendo acompanhado desde recém-nascido, mas não sabíamos. Ele já poderia estar operado, mas agora vamos fazer tudo como o médico mandar”, diz a mãe do pequeno Miquéias.

Como marcar consultas

Assim como em qualquer unidade terciária da rede pública do Governo do Ceará, a primeira consulta ambulatorial no Hospital Infantil Albert Sabin ocorre após encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Ao ser avaliada pelo médico da UBS (posto de saúde) e identificada a necessidade de um atendimento especializado, o profissional do posto de saúde faz o agendamento da consulta através da Central de Regulação do Estadual do SUS (CreSUS) e a criança é encaminhada para atendimento em um hospital de referência.

aaaaa

“O acompanhamento pediátrico geral, ou seja, a assistência primária, é dada pelos postos de saúde. Mas, quando os pediatras nesses postos veem a necessidade de atendimento especializado, eles solicitam a consulta aqui. Todos os meses disponibilizamos as vagas no sistema e eu avalio positivamente o serviço. Acredito que atende a necessidade da população e este é o objetivo principal do Hias”, explica Sônia Guerreiro.

O ambulatório de especialidades funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. As crianças que terão suas primeiras consultas devem comparecer ao ambulatório, acompanhadas de um responsável, apresentando certidão de nascimento ou RG (do paciente), cartão do SUS e comprovante de endereço para abertura de prontuário. Aqueles que já são pacientes, devem sempre apresentar o cartão de consultas.

Atendimento ao fissurado

No caso do atendimento a crianças com fissura labial, o acesso também pode ser direto no Hias. Porque quanto mais cedo a criança começar o acompanhamento, melhor e mais completa será a recuperação. Por isso, as famílias podem entrar em contato diretamente com o Hospital Albert Sabin para agendar o atendimento logo após constatada a fissura. O mesmo vale para crianças e adolescentes que necessitem de atendimento emergencial, o hospital tem emergência 24 horas.

“Desde que procuramos atendimento aqui, as coisas têm caminhado. Tivemos o primeiro contato com fonoaudióloga, abrimos o prontuário. Agora é fazer os exames de coração, raio-x, sangue e vir para as consultas antes de ser operado. Só em saber que ele vai fazer tudo, ter uma chance de se recuperar, dá um alívio”, afirma a mãe do Miquéias.

“E o mais importante é que ele e todos os pacientes do Hias têm cirurgias e todo o acompanhamento que precisarem posteriormente. Todas as especialidades que ele possa necessitar, até os 18 anos, ele terá aqui com nossas equipes multidisciplinares”, explica a coordenadora do Ambulatório do Hias.

aa

 

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
f: albertsabince

 

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2