Atividade lúdica anima pacientes do Hospital Albert Sabin
Ter, 26 de Junho de 2018 15:00

site2

A estreia do projeto Cineminha Albert Sabin teve a presença de dragões e interação de pacientes, familiares e profissionais do Hias.

Os dragões chegaram ao Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, na segunda-feira, 25, e encantaram as crianças e adolescentes internados. A divertida visita ocorreu na estreia do projeto “Cineminha Albert Sabin”. O filme escolhido para iniciar o projeto foi a animação “Como treinar o seu dragão”, do diretor norte-americano Chris Sanders.

“Eu amei, nem parece hospital”, disse o paciente Ezequiel de Sousa, que assistiu a animação pela primeira vez. Ao lado da mãe, o menino de sete anos não desgrudou os olhos da tela de projeção e a mãe aprovou a iniciativa. “Eu adorei. Ele se internou hoje, pensei que fossemos ficar naquela tensão da espera pela cirurgia, mas está ótimo. Eu amei”, declarou a mãe dele, Feliciana de Sousa.

SITE

Mãe e filho são naturais do município de Itapipoca e vieram para a cirurgia em Fortaleza. Ezequiel tem dificuldade de urinar devido a uma obstrução do ureter, por isso a necessidade da cirurgia. “Não sabemos ainda quanto tempo vamos ficar. Os médicos dizem que vai depender dele, de como vai se recuperar. Se Deus quiser vai dar tudo certo e ele vai ter a saúde dele”, destacou Feliciana.

Mas o pequeno Ezequiel não estava muito preocupado com cirurgia. “Você viu o dragão, tia?”, afirmava ele. Assim como o pequeno paciente, outras quarenta pessoas participaram da sessão, entre pacientes, mães e pais acompanhantes. O Auditório A foi especialmente reservado para a atividade e o escurinho ajudou a entrar no clima de cinema.

Escolha do filme

O filme “Como treinar o seu dragão” conta a história de Soluço, um adolescente viking da ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um meio de vida. Suas opiniões avançadas e um senso de humor diferente o tornam um desajustado, apesar de seu pai ser o chefe do clã. Integrante de uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking. Mas, ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo.

site3

“Toda atividade lúdica em hospitais auxilia no bem-estar dos pacientes. E esse filme, em especial, traz um menino tentando entrar em padrões, mas que acaba mudando esses padrões por amizade. Mais que isso, ele e o dragão se machucam, precisam um do outro para levarem vidas normais, mas não se entristecem com isso. Eles são grande amigos. Acho que a escolha do filme foi acertada. Para nossas crianças, além de distrair da internação, dá um exemplo de superação. O cineminha é uma iniciativa bem-vinda”, destacou a terapeuta ocupacional Izabel chagas, coordenadora do projeto Cidade da Criança.

O Cineminha Albert Sabin será realizado mensalmente e todas as crianças e adolescentes internados estão convidados. Para isso, basta ficar de olho no filme que vai “entrar em cartaz” nos corredores do hospital. “Temos uma equipe extremamente comprometida com a recuperação de nossos pacientes. A prova é que nosso tratamento vai sempre além da medicação, esse projeto é um exemplo”, ressaltou Marfisa de Melo Portela, diretora-geral do Hias.


Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
t: albertsabince
f: albertsabince

 

Calendário

Janeiro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2