lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Institucional
Descarte correto de máscara ajuda a preservar meio ambiente
Ter, 05 de Maio de 2020 20:01

descarte_mascara1.png

 

Devido à pandemia de coronavírus, as máscaras passaram a fazer parte do vestuário de muitas pessoas. Sejam laváveis ou descartáveis, elas são fundamentais para prevenir a disseminação da Covid-19. Entretanto, além de saber usá-las de maneira adequada, a população precisa fazer o descarte correto de máscaras que não são reutilizáveis, uma atitude importante para a saúde de todos e que ajuda a preservar o planeta.

As máscaras cirúrgicas, por exemplo, não se decompõem facilmente por ter em sua composição o polipropileno, material usado na fabricação de embalagens. “O descarte de máscaras no chão, como qualquer outro dejeto, traz um risco enorme para o meio ambiente. Suja os lençóis freáticos, os mares, e entopem canais, causando alagamentos”, alerta Clara Torres, técnica de segurança do trabalho do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

Por estar em contato direto com o nariz e a boca das pessoas, as máscaras podem conter diversos tipos de vírus. Entre eles, o causador da Covid-19. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de retirar a máscara. “Somente tocamos a máscara pelas alças ou laços, dependendo do modelo. Se for as de amarrar, desfaz-se os nós, descarta-se e higieniza-se as mãos”, orienta Benedita Eleutério, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Albert Sabin.

Para quem está preocupado com a contaminação do lixo, Benedita tranquiliza. “No caso dos profissionais de saúde, que trabalham em contato direto com pacientes com coronavírus, separa-se as máscaras no lixo contaminado. O restante da população pode fazer o descarte no lixo comum”, afirma.

descarte_mascara3.png

Viver em um planeta melhor proporciona bem-estar e felicidade às pessoas. Para isso, todos precisam fazer a sua parte, em todos os momentos, inclusive no uso de máscaras. “É necessário que as pessoas tenham a atenção de descartar as máscaras cirúrgicas nos lixos, pois, além de evitar infectar ao próximo, também contribui para a preservação da natureza”, complementa Clara Torres.

 

Secretaria da Saúde orienta profissionais de saúde sobre Síndrome Inflamatória Multissistêmica

Nota técnica para orientar os profissionais de Saúde sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19,

#FFFFFF

Grupo de trabalho planeja reestruturação de atendimento pediátrico em Fortaleza

O grupo de trabalho criado pela Sesa se reuniu para planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza.

#FFFFFF

Secretaria da Saúde do Ceará lança plataforma de dados

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado.

#FFFFFF

Acompanhamento domiciliar para pacientes com doenças neuromusculares progressivas

Gustavo foi a 50ª criança a ser atendida pelo programa desde seu início, em 2005.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/489984banner_nota_tecnica_ssc.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/423762banner_pediatria_hgf_cb.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/742081banner_integrasus_analytics_cb_ext.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/819723banner_destaque_site_dsc0275.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5