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Hospital de Messejana e Albert Sabin integram projeto Lean nas Emergências
Sex, 28 de Fevereiro de 2020 19:01

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O projeto Lean nas Emergências, responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência oferecido à população, começou a ser implementado no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), ambos do Governo do Ceará. Durante quatro dias, consultores do projeto se reuniram com as equipes das duas unidades para discutir o programa.

A partir de agora, as emergências dos dois hospitais adotarão ferramentas e técnicas de gestão aplicadas às realidades específicas de cada unidade para garantir mais agilidade no atendimento. “Quando um paciente vai à emergência, ele quer que seu problema seja resolvido. Nosso objetivo é fazer isso no menor tempo possível”, destaca a coordenadora da emergência do Hias, Liduina Jales.

Para o diretor geral do HM, Daniel de Sousa, todo hospital deve se envolver com os processos. “A nossa expectativa é envolver o hospital inteiro neste projeto, não só a emergência. Esse é um momento oportuno para esse crescimento e para fortalecer esse cuidado com o paciente”, ressalta.
A diretora geral do Hias, Patrícia Jereissati Sampaio, acredita que, com o engajamento de todos os colaboradores, profissionais e pacientes serão os maiores beneficiados. “Todos os setores assistenciais e administrativos estão envolvidos nessa melhoria”, pontua.

O projeto
O Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, localizado em São Paulo. Segundo o consultor médico do hospital, André Gusmão, o intuito é aprimorar ainda mais o serviço prestado pela Rede Pública de Saúde. “Viemos trazer um olhar externo, de uma metodologia testada e bem definida, para perceber os pontos de melhoria”, ressalta.

Estrutura
O Lean está estruturado tem três fases. A primeira inicia com diagnóstico, quando a equipe visita a unidade e realiza a coleta de dados. Em seguida, vem a fase de qualificação com o curso de Gestão Avançada em Serviços de Urgência, realizado em janeiro de 2020. Por fim, há a capacitação dos profissionais baseada no diagnóstico da primeira fase. A equipe elege prioridades e mudanças no atendimento para fazer os treinamentos.
Lean no Ceará

O projeto é dividido em ciclos. Cada um deles representa seis meses de intervenção presencial mais doze meses de monitoramento. O Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Regional do Cariri (HRC) são as unidades cearenses que integraram o projeto em ciclos anteriores e conseguiram reduzir os leitos externos (diminuição de 55%, 63% e 70%, respectivamente) segundo os índices do projeto.

A agilidade no atendimento do HGCC deixou a agricultora Maria de Fátima de Sousa Silva satisfeita. Moradora de Russas, ela estava no oitavo mês de gestação quando deu entrada na unidade no dia 15 de fevereiro, às 9h40, em trabalho de parto. Algumas horas depois, às 13h, Rayssa Luany veio ao mundo. “Foi tudo rápido e fui muito bem atendida. A equipe me ajudou muito, eles foram bem pacientes, muito atenciosos comigo”, destaca a mãe.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórteres: Filipe Dutra, Jéssica Fortes, Márcia Ximenes e Wescley Jorge
Arte: Kamille Façanha

 

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