lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Institucional
Hospital Albert Sabin realiza nova técnica cirúrgica de correção da bexiga
Qui, 19 de Setembro de 2019 19:07

Site Texto

 

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, pela primeira vez, vai realizar a Técnica de Kelley em uma cirurgia de correção Extrofia de Bexiga (Epispádia). “Será a primeira vez não só no Albert Sabin que aplicaremos essa técnica, mas também no Ceará”, destacou o coordenador da cirurgia pediátrica do Albert Sabin, o cirurgião Augusto César Filho. A cirurgia está agendada para a manhã de 21 de setembro e consiste em um único e complexo procedimento que vai corrigir a má formação do aparelho gênito urinário de um paciente do Hias.

“Esta é uma técnica complexa e demorada, podendo levar até 12 horas, o que requer cirurgiões com excelente formação A correção envolve bexiga, uretra, genitália”, destacou Augusto César Filho. Explicando ainda que, devido a complexidade do procedimento, formou-se um grupo de estudos e compartilhamento da técnica formado por cirurgiões de todo o país.

“Para realizar um procedimento como este é preciso um longo aprendizado e os casos de Extrofia de Bexiga são raros, a proporção é de um caso para cada cem mil nascidos vivos. Então formou-se um grupo de cirurgiões itinerantes com o objetivo de operar todos os casos existentes no país e, ao mesmo tempo, aprender e compartilhar a técnica”, explicou o cirurgião.

A iniciativa de formação do Grupo Multi-institucional para Tratamento de Extrofia de Bexiga foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe), em parceria com o cirurgião que vem conduzindo todos os procedimentos, o médico cearense Nicanor Macêdo. “Essa experiência vai permitir que, num futuro próximo, todos possamos oferecer essa possibilidade terapêutica a todos os pacientes com qualidade e segurança”, destacou Augusto César.

A cirurgia no Hias será conduzida por Nicanor Macêdo e auxiliada pelos cirurgiões Augusto César e Manoel Luis Oliveira, ambos médicos da unidade e integrantes da Cipe. Em uma outra sala, cirurgiões de todo o país estarão acompanhando o procedimento e discutindo as técnicas. 

 

Secretaria da Saúde orienta profissionais de saúde sobre Síndrome Inflamatória Multissistêmica

Nota técnica para orientar os profissionais de Saúde sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19,

#FFFFFF

Grupo de trabalho planeja reestruturação de atendimento pediátrico em Fortaleza

O grupo de trabalho criado pela Sesa se reuniu para planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza.

#FFFFFF

Secretaria da Saúde do Ceará lança plataforma de dados

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado.

#FFFFFF

Acompanhamento domiciliar para pacientes com doenças neuromusculares progressivas

Gustavo foi a 50ª criança a ser atendida pelo programa desde seu início, em 2005.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/489984banner_nota_tecnica_ssc.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/423762banner_pediatria_hgf_cb.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/742081banner_integrasus_analytics_cb_ext.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/819723banner_destaque_site_dsc0275.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5