lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Humanização
Cuidado com saúde bucal de crianças deve ser redobrado
Seg, 23 de Setembro de 2019 16:50

banner saude bucal hias0

A saúde bucal é mais importante do que se imagina. A boca é a porta de entrada de germes e bactérias que podem circular em todo o organismo. E cuidar desde a infância é fundamental. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, o serviço de odontologia está presente em todos os setores. Do ambulatório à UTI.

banner saude bucal hias2

“São pacientes com necessidades especiais, oncológicos, fissurados, cardíacos, nefróticos (distúrbios renais). Mas, sobretudo, neurológicos. É fundamental cuidar da saúde bucal. A limpeza e cuidados especializados evita infecções e, consequentemente, o agravamento de outras doenças”, ressalta a coordenadora do serviço, a cirurgiã dentista Ana Cely Machado de Sousa.Dessa forma, a equipe da unidade atua com atenção redobrada, inclusive nos cuidados básicos.

Formada por nove profissionais e residentes, a odontologia do Hias realiza, em média, mais de 750 atendimentos ambulatoriais por mês.“A odontologia daqui é bem completa e também trabalhamos de forma preventiva. E quando não é possível resolver o problema no ambulatório, vamos até o paciente, onde é necessário, no Hias”, garante Ana Cely.


Odontologia no Centro Cirúrgico

banner saude bucal hias1

O paciente José Madjer, de 8 anos, precisava realizar um canal. Ele, no entanto, tem Transtorno do Espectro Autista e Esclerose Tuberosa, uma disfunção genética de herança dominante na qual os tumores (geralmente hamartomas) afetam múltiplos órgãos. Fatores que inviabilizavam o atendimento a nível ambulatorial. “Quando o paciente é especial, as vezes é necessário utilizarmos o Centro Cirúrgico”, explica a cirurgiã dentista Talita Jordânia, que acompanha o paciente.

O procedimento foi realizado na manhã do dia 30 de agosto e trouxe alívio para preocupações da mãe, a técnica de enfermagem Nadja Braga. “A gente fica apreensiva (por causa da sedação), mas estou dando graças a Deus. Ele já vem sofrendo há alguns dias e tem um abcesso no céu da boca. É um alívio saber que ele vai melhorar”, fala.

“No caso do Madjer, ele fez o canal porque já estava com infecção. E se não fosse tratada, a infecção poderia se estender pela face toda e agravar a condição dele”, afirma Talita. O procedimento ocorreu sem complicações e o pequeno José pôde ir para casa no mesmo dia, após passado o efeito da sedação.

Pacientes oncológicos

O Hospital Albert Sabin realiza procedimento odontológico preventivo nos pacientes da oncologia que passam por quimioterapia. Trata-se da laserterapia, um procedimento indolor e que leva menos de 10 minutos, o suficiente para evitar a mucosite, uma inflamação que causa úlceras na boca do paciente. “Elas (úlceras) são bem agressivas e aparecem na boca inteira. Isso leva a períodos maiores de internação, o paciente fica sem comer. Se a úlcera já existir, o laser ajuda com a cicatrização e a dor”, explica a cirurgiã dentista Talita.

banner saude bucal hias3

O pequeno Hemanuel, de 3 anos, foi trazido ao Albert Sabin com suspeita de leucemia em 25 de dezembro de 2018. “O diagnóstico foi confirmado aqui no Hias no dia 26 de dezembro, leucemia, e já começou o tratamento”, relembra a mãe, a dona de casa Andreia da Silva Costa. Segundo ela, a doença agiu rápido, por cerca de 15 dias o menino se queixou de dores nas pernas, cansaço, aí surgiram as manchas e a perda de peso. O tratamento deve durar pouco mais de dois anos e aceitou a laserterapia do filho com alívio. “Se vai ajudar é bem-vindo”, diz.

banner saude bucal hias4

Por todos os setores

A odontologia do Albert Sabin atende pacientes com fissura de lábio e palato, um processo que vai desde avaliação até realização cirurgias, da limpeza e restauração de cáries até o enxerto ósseo. Acompanha pacientes internados realizando procedimento mesmo no leito, caso a criança ou adolescente não possa se locomover até o ambulatório. Há também o serviço nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), para evitar infecções bucais, as quais podem agravar o estado do paciente.

“Temos de entender que o perfil de pacientes do Hias é outro, é bem mais complexo e quaisquer complicações podem trazer graves consequências. Agora, se você normalmente cuida da sua saúde bucal com escovação após as refeições, se alimenta bem e consultando seu dentista regulamente, você não deve ter problemas. Escovação e boa alimentação são fundamentais para uma boa saúde bucal”, destaca coordenadora do serviço Ana Cely Machado de Sousa.

 

Secretaria da Saúde orienta profissionais de saúde sobre Síndrome Inflamatória Multissistêmica

Nota técnica para orientar os profissionais de Saúde sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19,

#FFFFFF

Grupo de trabalho planeja reestruturação de atendimento pediátrico em Fortaleza

O grupo de trabalho criado pela Sesa se reuniu para planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza.

#FFFFFF

Secretaria da Saúde do Ceará lança plataforma de dados

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado.

#FFFFFF

Acompanhamento domiciliar para pacientes com doenças neuromusculares progressivas

Gustavo foi a 50ª criança a ser atendida pelo programa desde seu início, em 2005.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/489984banner_nota_tecnica_ssc.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/423762banner_pediatria_hgf_cb.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/742081banner_integrasus_analytics_cb_ext.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/819723banner_destaque_site_dsc0275.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5