lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Paciente
Correio do Bebê: equipe do Hias lê mensagens de familiares para recém-nascidos internados
Sex, 23 de Abril de 2021 12:00

Para amenizar as angústias e reduzir as distâncias entre familiares e bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Serviço Social da unidade, juntamente com a equipe de Psicologia, desenvolveu um projeto para atenuar a espera pela recuperação dos pequenos. Com o “Correio do Bebê”, recadinhos dos parentes são lidos para os recém-nascidos e posteriormente colados nas incubadoras do Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN) do Hias, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Mamãe e Papai estão aqui orando por você. Vontade grande de te pegar”, “Peço todos os dias, todas as horas, que Papai do Céu restaure logo sua saúde”, “Meu neto da vovó, eu creio que Deus já deu sua saúde e do seus amiguinhos que se encontram com você” são algumas das mensagens enviadas por mães, pais, tias e avós.

Regina Santiago, mãe da pequena Ruth Emanuelle, que recebeu alta da CTI, conta da alegria que foi poder se comunicar com a filha, mesmo que à distância. “No dia da chamada, eu senti uma sensação muito feliz e minha família também. Nós ficamos muito felizes e nos emocionamos bastante. Foi um alívio no meu coração porque, desde o dia que saiu de perto de mim, passavam mil e uma coisas pela minha cabeça”, relata Regina, que já está ao lado da filha em outra ala de internamento do hospital.

Devido à pandemia de Covid-19, algumas unidades fechadas estão com acompanhamento e visitas reduzidas. Os acompanhantes voltam a ter acesso quando as crianças vão para as enfermarias.

De acordo com Suziane Fabrício, assistente social do Hias e idealizadora da iniciativa, a ideia do Correio do Bebê surgiu a partir do grupo de mães no WhatsApp. “Eu observava bastante a troca de mensagens entre elas, mensagem de apoio, recados para os bebês e, quando vi o grupo, pensei que seria muito interessante pegar essas mensagens, imprimi-las e colocá-las nos bercinhos dos bebês”, afirma.

Correio do Bebê e Projeto Acalentar
A ação ocorre em conjunto com o Projeto Acalentar, que realiza videochamadas com os familiares dos pequenos internados. Durante as ligações, as mães veem os recadinhos nas incubadoras e acompanham a leitura para os bebês. “A mãe fica feliz, a família fica. Poder proporcionar isso aos familiares é muito gratificante”, comemora a assistente social.

>> Projeto Acalentar: videochamadas no Hias aproximam familiares de pacientes

Para a psicóloga Clara Arruda, também integrante do projeto, apesar de simples, a iniciativa tem efeito sob vários aspectos. “É uma ação que começa antes de a mensagem ser colocada no bercinho. Ela vai começar no momento em que as famílias se colocam disponíveis para pensar no que elas desejam para eles. É um momento em que já estão pensando e fortalecendo a relação deles com aquele bebê”, pontua.

Para ela, além de reforçar vínculos familiares, também fortalece o vínculo com a equipe multidisciplinar que participa do cuidado daquelas crianças. “A equipe tem a oportunidade de conhecer quem é aquela família, quem é aquele bebê dentro daquela família. Essa é uma forma de fortalecer essa relação que existe entre a equipe, a família e o bebê”

 
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/119970Equipe_do_Servi__o_do_Psicologia_do_Hias.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988627Colaboradores_do_Hias.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/108604Equipe_de_enfermagem_da_Unidades_de_Pacientes_Especiais__UPE_.png

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Setembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2