lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Paciente
Sesa divulga nota técnica para orientar profissionais sobre novo coronavírus
Qui, 30 de Janeiro de 2020 08:50

banner novo coronavirus cb site

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publica nota técnica para orientar profissionais de saúde sobre o novo coronavírus. É um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China. Não há caso confirmado no estado.

O Ceará notificou um caso suspeito nesta quarta-feira, 29, no município de Sobral. O paciente foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável.

A nota técnica orienta os profissionais sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos. Além de atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.
Sobre o vírus

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos há 60 anos. Causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

A transmissão do vírus ocorre por contato com a saliva de quem está doente, por meio de espirro, tosse, catarro ou ao tocar um objeto contaminado. Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Cuidados

Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir, atitudes simples no dia a dia são importantes. Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, ficar em casa se estiver doente, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando tossir ou espirrar, limpar e desinfetar os objetos que são muito usados.

Caso apresente os sintomas dentro de um período de até 14 dias após viagem para alguma cidade na China, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Nota Técnica

Novo Coronavírus (2019-nCoV)
29 de janeiro de 2020

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Helga Rackel
Arte gráfica:Jeorge Farias

 

Secretaria da Saúde orienta profissionais de saúde sobre Síndrome Inflamatória Multissistêmica

Nota técnica para orientar os profissionais de Saúde sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada à Covid-19,

#FFFFFF

Grupo de trabalho planeja reestruturação de atendimento pediátrico em Fortaleza

O grupo de trabalho criado pela Sesa se reuniu para planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza.

#FFFFFF

Secretaria da Saúde do Ceará lança plataforma de dados

Com a ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado.

#FFFFFF

Acompanhamento domiciliar para pacientes com doenças neuromusculares progressivas

Gustavo foi a 50ª criança a ser atendida pelo programa desde seu início, em 2005.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/489984banner_nota_tecnica_ssc.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/423762banner_pediatria_hgf_cb.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/742081banner_integrasus_analytics_cb_ext.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/819723banner_destaque_site_dsc0275.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5