lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Paciente
Cuidado com saúde bucal de crianças deve ser redobrado
Seg, 23 de Setembro de 2019 16:50

banner saude bucal hias0

A saúde bucal é mais importante do que se imagina. A boca é a porta de entrada de germes e bactérias que podem circular em todo o organismo. E cuidar desde a infância é fundamental. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, o serviço de odontologia está presente em todos os setores. Do ambulatório à UTI.

banner saude bucal hias2

“São pacientes com necessidades especiais, oncológicos, fissurados, cardíacos, nefróticos (distúrbios renais). Mas, sobretudo, neurológicos. É fundamental cuidar da saúde bucal. A limpeza e cuidados especializados evita infecções e, consequentemente, o agravamento de outras doenças”, ressalta a coordenadora do serviço, a cirurgiã dentista Ana Cely Machado de Sousa.Dessa forma, a equipe da unidade atua com atenção redobrada, inclusive nos cuidados básicos.

Formada por nove profissionais e residentes, a odontologia do Hias realiza, em média, mais de 750 atendimentos ambulatoriais por mês.“A odontologia daqui é bem completa e também trabalhamos de forma preventiva. E quando não é possível resolver o problema no ambulatório, vamos até o paciente, onde é necessário, no Hias”, garante Ana Cely.


Odontologia no Centro Cirúrgico

banner saude bucal hias1

O paciente José Madjer, de 8 anos, precisava realizar um canal. Ele, no entanto, tem Transtorno do Espectro Autista e Esclerose Tuberosa, uma disfunção genética de herança dominante na qual os tumores (geralmente hamartomas) afetam múltiplos órgãos. Fatores que inviabilizavam o atendimento a nível ambulatorial. “Quando o paciente é especial, as vezes é necessário utilizarmos o Centro Cirúrgico”, explica a cirurgiã dentista Talita Jordânia, que acompanha o paciente.

O procedimento foi realizado na manhã do dia 30 de agosto e trouxe alívio para preocupações da mãe, a técnica de enfermagem Nadja Braga. “A gente fica apreensiva (por causa da sedação), mas estou dando graças a Deus. Ele já vem sofrendo há alguns dias e tem um abcesso no céu da boca. É um alívio saber que ele vai melhorar”, fala.

“No caso do Madjer, ele fez o canal porque já estava com infecção. E se não fosse tratada, a infecção poderia se estender pela face toda e agravar a condição dele”, afirma Talita. O procedimento ocorreu sem complicações e o pequeno José pôde ir para casa no mesmo dia, após passado o efeito da sedação.

Pacientes oncológicos

O Hospital Albert Sabin realiza procedimento odontológico preventivo nos pacientes da oncologia que passam por quimioterapia. Trata-se da laserterapia, um procedimento indolor e que leva menos de 10 minutos, o suficiente para evitar a mucosite, uma inflamação que causa úlceras na boca do paciente. “Elas (úlceras) são bem agressivas e aparecem na boca inteira. Isso leva a períodos maiores de internação, o paciente fica sem comer. Se a úlcera já existir, o laser ajuda com a cicatrização e a dor”, explica a cirurgiã dentista Talita.

banner saude bucal hias3

O pequeno Hemanuel, de 3 anos, foi trazido ao Albert Sabin com suspeita de leucemia em 25 de dezembro de 2018. “O diagnóstico foi confirmado aqui no Hias no dia 26 de dezembro, leucemia, e já começou o tratamento”, relembra a mãe, a dona de casa Andreia da Silva Costa. Segundo ela, a doença agiu rápido, por cerca de 15 dias o menino se queixou de dores nas pernas, cansaço, aí surgiram as manchas e a perda de peso. O tratamento deve durar pouco mais de dois anos e aceitou a laserterapia do filho com alívio. “Se vai ajudar é bem-vindo”, diz.

banner saude bucal hias4

Por todos os setores

A odontologia do Albert Sabin atende pacientes com fissura de lábio e palato, um processo que vai desde avaliação até realização cirurgias, da limpeza e restauração de cáries até o enxerto ósseo. Acompanha pacientes internados realizando procedimento mesmo no leito, caso a criança ou adolescente não possa se locomover até o ambulatório. Há também o serviço nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), para evitar infecções bucais, as quais podem agravar o estado do paciente.

“Temos de entender que o perfil de pacientes do Hias é outro, é bem mais complexo e quaisquer complicações podem trazer graves consequências. Agora, se você normalmente cuida da sua saúde bucal com escovação após as refeições, se alimenta bem e consultando seu dentista regulamente, você não deve ter problemas. Escovação e boa alimentação são fundamentais para uma boa saúde bucal”, destaca coordenadora do serviço Ana Cely Machado de Sousa.

 

Hias realiza Semana de Integração em Ensino e Pesquisa

A primeira “Semana de Integração em Ensino e Pesquisa” promovida pelo Centro de Estudos do Hias.

#FFFFFF

Doação de plaquetas ajuda pacientes oncológicos no Ceará

As doações de plaquetas podem ser realizadas na sede do Hemoce, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h30min.

#FFFFFF

Hias orienta sobre as necessidades especiais em crianças prematuras

Quando não é possível evitar o nascimento prematuro do bebê, a criança precisa ter uma atenção especial por parte de uma equipe capacitada.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/986720DESTAQUE_site_hias_semana_ensino_pesquisa2.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/263392destaque_HIAS_site_mat__ria_plaquetas1.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/240028banner_destaque_prematuriadade_2019.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Decembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4