lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assistência
Pacientes do Albert Sabin recebem brinquedos produzidos por pacientes do Hospital Mental
Qui, 24 de Outubro de 2019 09:20

001


Os pacientes internados no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Estado do Ceará, agora têm novos brinquedos. Tratam-se de peças recicladas e trabalhadas de maneira artesanal pelos dependentes químicos em recuperação do Programa Elo de Vida do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), também da rede de saúde do Estado. “Eles tomaram a iniciativa de fazer os brinquedos e pediram para trazer ao Albert Sabin”, disse a gestora do programa, a terapeuta ocupacional Sandra Maria Ribeiro.

 

Elo de Vida


Sandra explica que os dependentes químicos em recuperação no programa Elo de Vida, do HSM estão participando de um projeto de qualificação profissional como recurso terapêutico ocupacional, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Cerca de trinta pacientes estão tendo a oportunidade de serem qualificados para o mercado de trabalho, desenvolver habilidades e construir um projeto de vida.a

Durante seis meses, os pacientes participam de aulas de Informática, Empreendedorismo Social, Técnicas Administrativas e Preparação para o Trabalho e Práticas Sociais (PTPS). Como resultado desta última disciplina, os pacientes se reuniram em grupos e desenvolveram ações solidárias. Cada equipe criou um ação, como sopão; arrecadaram e distribuição de produtos de higiene para moradores de rua; bazar solidário com roupas; e, por ultimo, fabricação de brinquedos com material reciclável.

 

003

 

O programa e o Albert Sabin


A equipe criadora dos brinquedos feitos com materiais recicláveis visitou o Hospital Infantil Albert Sabin. A escolha do Hias para receber as doações, na verdade, foi feita antes mesmo de se inciar a produção dos presentes. O dependente químico Alessandro Barbosa da Silva, idealizador da oficina, contou aos colegas que a filha de oito anos faz acompanhamento na unidade de assistência infantojuvenil e da vontade de levar brinquedos para os pacientes.

“Minha filha tem uma má formação dos rins. Quando venho acompanhar ela aqui, percebi que ela e muitas crianças que vem do interior chegam muito cedo e elas ficavam esperando. Aquilo ficou na minha cabeça e quando vi minha irmã fazendo os brinquedos reciclados, pensei que poderíamos fazer no projeto. De repente todos estavam envolvidos”, explicou Alessandro.

 

002

 

Os brinquedos foram feios com garrafas pet, tampinhas, cordões, olhos de plástico e tudo o mais que pudesse tornar os itens mais interessante. Todos foram recebidos com alegria pelos pacientes do Hias no espaço recreativo Cidade da Criança. "Eu não imaginei que fosse me emocionar tanto, faz eu pensar nos meus filhos", lamentou Alessandro.

“Linda atitude, a gente até se emociona. Não só pela fase que a gente está passando, mas por eles, com todos os problemas, pensaram em fazer isso para as crianças. Trazem conforto pra gente, mesmo sofrendo também”, disse a microempresária Francilene Barbosa Vieira, que acompanha a filha Franciele Stacy, internada por apendicite.

Mãe e filha são de Aracati, município localizado a 150 km de Fortaleza. Mesmo ansiosas para irem para casa, Francilene e Stacy fizeram questão de passar algum tempo com o grupo. “O brinquedo vai ser a lembrança que vamos levar para casa, todos aqui [no Albert Sabin] foram tão bons para nós”, disse a microempresária.

 

Fechando ciclos


“Eles [dependentes] sempre foram na contramão da sociedade. Eles fazerem agora uma ação social de doar um afeto, um carinho, traz de volta o solidarismo deles. Além de também, depois de muito tempo, estarem fechando um ciclo, uma tarefa que eles começaram e concluíram. Isso é muito importante, eles optarem pro fazer algo possível e terminarem”, destacou a gestora do Elo de Vida, Sandra Coelho.

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Diana Vasconcelos
Fotos: Arthur Sousa

 

Saiba as diferenças entre os sintomas das arboviroses

Arboviroses. O termo, apesar de “estranho”, é bem conhecido entre os cearenses.

#FFFFFF

Projeto Lean será implantado em mais dois hospitais do Ceará

O Hias e o HM, estão entre as 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/687789banner_site_sintomas_arboviroses_destaque.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/963470banner_HIAS_HM_lean_destaque.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Janeiro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1