lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assistência
Super-heróis, bolo e presentes surpreendem pacientes do Hias
Sex, 04 de Outubro de 2019 13:00

01

Para o pequeno Yuri da Silva Landim, paciente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede pública do Governo do Ceará, o dia 3 de outubro foi “surpreendente” com a festa em comemoração ao Dia das Crianças. “Depois de 45 dias seguindo internado na unidade hospitalar, a criança ganhou presentes, visita de personagens e festa. Yuri ficou encantado e distribuindo sorrisos, contou a mãe, Clarice Silva, que deixou o emprego de auxiliar administrativo para acompanhar o filho.

Yuri deu entrada no Hias devido um quadro de múltiplas infecções. Após exames e investigação descobriu-se que o pequeno sofre de bexiga neurogênica, uma disfunção na bexiga causada por lesão neurológica. “Agora ele está fazendo o tratamento, para só depois fazer a cirurgia. Mas os médicos também estranharam a dificuldade que ele tem de usar uma das pernas”, contou a mãe.

O paciente agora passa por uma investigação com neurologista e equipe multiprofissional do Hias, pequenos nódulos foram descobertos na coluna e cabeça. “Quando me disseram fiquei muito preocupada, a gente nunca espera ouvir algo assim. Mas ele está sendo bem acompanhamento”, disse Clarice. O pequeno Yuri ainda não tem previsão de alta e a longa internação já se refletia no ânimo do menino.

“Esse dia foi especial. Meu filho sorriu o dia inteiro. É emocionante ver as crianças recebendo brinquedos. A colega do lado da gente na enfermaria chorou porque a filha se movimentou um pouco quando recebeu o brinquedo. Ela parou de se mover há alguns dias. Então, é bom para eles e bom para a gente também”, destacou Clarice. Yuri ficou tão feliz com o presente que deu um beijo na médica e até posou sorridente para fotos.

Opinião semelhante tem a dona de casa Paula Carliane, mãe da paciente Vivian Costa, de apenas cinco meses. Tratando um hemangioma no Albert Sabin, a menina aguardava uma consulta quando se deparou com a distribuição de brinquedos. “Pequenininha assim já se anima, imagina os maiores. Acho esse gesto tão importante, não tem como não gostar. As crianças já estão numa situação tão difícil, um brinquedo pode salvar o dia”, disse a mãe.

02

“Somos um hospital essencialmente pediátrico. Por isso, o Dia da Criança é tão simbólico. Sempre buscamos proporcionar um momento de lazer. Sabemos o quanto é importante, inclusive para as mães. Todo ano é tradição fazermos este dia, que vem se tornando grandioso porque se insere no nosso objetivo de humanização”, destacou Patrícia Jereissati Sampaio, diretora do Hias.

A distribuição de presentes começou cedo, por volta de 8h. A atividade contou com a participação dos funcionários do hospital tronando a entrega ainda mais especial. “Foi uma força tarefa. Começamos arrecadar os brinquedos em agosto, que resultou em uma linda festa”, ressaltou Fábia Linhares, diretora clínica do Hias e idealizadora da ação.

Dia de festa
Além dos 365 pacientes internados também receberam presentes as crianças com consultas marcadas no ambulatório. Após a distribuição, os pacientes participaram de uma festinha temática com o grupo Patrulha Canina. O Dia das Crianças no Hias contou ainda com a comparticipação do Homem-Aranha, do Super Homem, das princesas Elza e Ana, além de estudantes do Hogwarts. A festa terminou com a entrega de um bolo com mais de 30 quilos que foi servido aos pequenos.

03

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Diana Vasconcelos
Fotos: Arthur Sousa

 

Hias realiza Semana de Integração em Ensino e Pesquisa

A primeira “Semana de Integração em Ensino e Pesquisa” promovida pelo Centro de Estudos do Hias.

#FFFFFF

Doação de plaquetas ajuda pacientes oncológicos no Ceará

As doações de plaquetas podem ser realizadas na sede do Hemoce, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h30min.

#FFFFFF

Hias orienta sobre as necessidades especiais em crianças prematuras

Quando não é possível evitar o nascimento prematuro do bebê, a criança precisa ter uma atenção especial por parte de uma equipe capacitada.

#FFFFFF
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/986720DESTAQUE_site_hias_semana_ensino_pesquisa2.png
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/263392destaque_HIAS_site_mat__ria_plaquetas1.jpg
http://www.hias.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/240028banner_destaque_prematuriadade_2019.jpg

Últimas Notícias Leia mais

Calendário

Decembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4